top of page
Buscar

Custos Fantasmas...


Que empresário nunca desejou que sobrase mais dinheiro final do mês, então, em um cenário cada vez mais competitivo estar atento aos pequenos custos “Fantasmas” é a chave para o sucesso.

O monitoramento dos custos e despesas exige do empresário uma grande quantidade de energia, já que monitora-los e ataca-los é fundamenta; o resultado desta redução impacta diretamente na lucratividade de empresa. Em resumo menos custo, mais lucro.


Os custos das empresas estão ligados diretamente a atividade fim da empesa, em uma indústria temos os custos de produção, no comercio o custo das mercadorias e para os prestadores de serviços temo os custos de prestação do serviço.

As despesas muitas vezes chamadas de custos, são classificas de forma diferente, sua primeira diferenciação é que elas não estão ligadas diretamente a atividade da empresa, porém neste artigo iremos tratar custos e despesas como algo único: CUSTOS.

Quando estamos envolvidos no processo e na atividade da empresa fica difícil de conseguirmos enxergas determinados custos, já que muitas vezes se atentamos apenas ao desperdício já que este é facilmente observado diariamente, e acreditamos que cortando o desperdício já otimizamos toda a nossa estrutura de custos; é apenas o início.

Em todas as organizações sempre há alguns custos a qual intitulamos de custos fantasmas (não são fáceis de enxergar); muitos destes custos fantasmas estão escondidos em pequenas coisas do dia a dia que não nos damos conta, a assinatura do jornal ou aquela revista que mal conseguimos tempo para ler, ou porque já lemos anteriormente na internet.

Vale ressaltar que nem sempre o corte de custos é a solução para uma empresa, ele deverá ser feito com cautela, um dos mais belos exemplos de análise que deverá ser feita é as despesas em marketing, essas despesas devem ser estudadas detalhadamente, visto que a receita de vendas em muitos casos está condicionada a essa despesa, então precisamos analisar item a item a proporção investimento x retorno de cada um dos custos e despesas.

Manter-se atento aos relatórios financeiros (diário, semana ou mensal) contribui e facilita a identificação destes custos e suas variações em curtos espaços de tempo, evitando sustos ao final do ano quando então levantado os relatórios financeiros anuais.

bottom of page